27 de março de 2011

A alma tem pressa

“... sem tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em lugares onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte... Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos". Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa.”

. Rubem Alves .

26 de março de 2011

O amor

"Sem amor, sem compaixão, não há felicidade possível. E o amor nasce na paz do espírito. O bem estar material não é suficiente para alcançar a felicidade, se não for acompanhado por um desenvolvimento espiritual”.

. Javier Moro em As Montanhas de Buda .

20 de março de 2011

Recomeçar

"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: ‘Não há mais o que ver’, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre."

. José Saramago .

13 de março de 2011

14.03 - Dia da Poesia


"Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra."
. Adélia Prado .

"Mas por que datar um poema? Os poetas que põem datas nos seus poemas me lembram essas galinhas que carimbam os ovos..."
. Mario Quintana .

6 de março de 2011

Mulher

"Sou mulher e trago comigo todas as idades."

. Cora Coralina .

1 de março de 2011

Luto - Moacyr Scliar


Moacyr Scliar estava internado desde o dia 16 de janeiro, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). O escritor foi enterrado no último dia 28, no cemitério do Centro Israelita, em Porto Alegre. Scliar tinha 73 anos.

Moacyr Scliar era um médico apaixonado pelas letras. Começou a escrever ainda menino, incentivado pela mãe. Seu primeiro livro, publicado em 1962, foi "Histórias de médico em formação", contos baseados em sua experiência como estudante. Em 1968, publicou "O carnaval dos animais", de contos, que considerava de fato sua primeira obra.

Publicou mais de 70 livros de diversos gêneros literários – entre eles, os romances “O Exército de um homem só”, “A estranha nação de Rafael Mendes” e “O centauro no jardim” – e teve textos adaptados para cinema, televisão, rádio e teatro, inclusive no exterior. Era colaborador dos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo. Desde 2003, era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Scliar ganhou três vezes o Prêmio Jabuti – a mais recente, em 2009, com o romance “Manual da paixão solitária”.

Fonte: G1
Edição: Thamires Brito