27 de maio de 2011

Saudade da juventude

"É, saudade é besteira, há sempre muita idealização nisso. Eu, na realidade, não tenho saudade de nada, a não ser do auge da juventude madura, mas eu queria ser jovem trazendo na cabeça tudo o que aprendi até hoje, aí não podia, eu ia ser ditadora do mundo."

. João Ubaldo Ribeiro em A Casa dos Budas Ditosos .

21 de maio de 2011

Uma geração descobre o prazer de ler

A revista Veja da semana de 18.05.2011 trouxe uma reportagem especial sobre leitura. Vou fugir da temática do blog (que é de apenas citar versos e poemas) para comentá-la.

"Ler é prazer. E, uma vez que se prova desse deleite, ele é mais e mais desejado.", página 100 da edição. Para mim, ler não é somente necessidade, é um prazer mesmo. Quem lê ganha em todos os aspectos porque, além do aprendizado, se ganha vivência, confiança, capacidade de elaborar um raciocínio mais rápido e muitas coisas mais. 

Não tenho preconceito com nenhum tipo de leitura, o importante é que se leia. Confesso que não simpatizo com auto-ajuda e literatura infantojuvenil, porém, não discrimino quem goste. Pouco importa se é Harry Potter, Crepúsculo ou Augusto Cury. O que realmente importa é a vontade de ler, o interesse. 

Deixo um link onde a reportagem está disponível. Leia. Você não só verá que ler é vital, como também, dicas para começar a usufruir desse prazer agora mesmo!

19 de maio de 2011

Amor e facas

"Translitei entre as vidas. Depois amei extremante e soturna. 
A quem me amava matei. Por isso nesta vida temo o amor e facas."

. Hilda Hilst .

16 de maio de 2011

O céu

"Pintou estrelas no muro, e teve o céu ao alcance das mãos."


. Helena Kolody . 

8 de maio de 2011

Tempo da travessia

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

. Fernando Pessoa .

3 de maio de 2011

Democracia

Lentz: "Não, Milkau, a força é eterna e não desaparecerá; cada dia ela subjugará o escravo. Essa civilização, que é o sonho da democracia, da fraternidade, é uma triste negação de toda a arte, de toda a liberdade e da própria vida. (...)"

Milkau: "A vida humana deve ser também assim. Os seres são desiguais, mas, para chegarmos à unidade, cada um tem que contribuir com uma porção de amor. O mal está na força, é necessário renunciar a toda a autoridade, a todo o governo, a toda a posse, a toda a violência."

. Graça Aranha em Canaã . 

2 de maio de 2011

Pode dar certo

"A gente se acostuma a achar que não pode fazer as coisas e, de repente, descobre que pode. Quase sempre pode, é por isso que muitos malucos dão certo."

. João Ubaldo Ribeiro em A casa dos Budas Ditosos .