28 de julho de 2010

Aprender e desaprender

"Não aguento mais escrever sobre minha relação com J., meu guia na Tradição. Tenho dezenas de diários cheios de anotações de nossas conversas, que nunca releio. Desde que o conheci em Amsterdã, em 1982, aprendi e desaprendi a viver uma centena de vezes. Quando J. me ensina algo novo, acho que talvez ali esteja o passo que falta para chegar ao cume da montanha, a nota que justifica uma sinfonia inteira, a letra que resume o livro. Passo por um período de euforia, que aos poucos vai desaparecendo. Algumas coisas ficam para sempre, mas a maioria dos exercícios, das práticas, dos ensinamentos termina por desaparecer em um buraco negro. Ou, pelo menos, assim parece."

. Paulo Coelho em O Aleph .

Um comentário:

  1. o que é essencial sempre fica - mesmo que agente não saiba disso né ! é como ler um livro, não dá pra lembrar de tudo, mas sempre fica aquela sensação, que é o que vale - e com vc?

    ResponderExcluir