1 de março de 2011

Luto - Moacyr Scliar


Moacyr Scliar estava internado desde o dia 16 de janeiro, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). O escritor foi enterrado no último dia 28, no cemitério do Centro Israelita, em Porto Alegre. Scliar tinha 73 anos.

Moacyr Scliar era um médico apaixonado pelas letras. Começou a escrever ainda menino, incentivado pela mãe. Seu primeiro livro, publicado em 1962, foi "Histórias de médico em formação", contos baseados em sua experiência como estudante. Em 1968, publicou "O carnaval dos animais", de contos, que considerava de fato sua primeira obra.

Publicou mais de 70 livros de diversos gêneros literários – entre eles, os romances “O Exército de um homem só”, “A estranha nação de Rafael Mendes” e “O centauro no jardim” – e teve textos adaptados para cinema, televisão, rádio e teatro, inclusive no exterior. Era colaborador dos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo. Desde 2003, era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Scliar ganhou três vezes o Prêmio Jabuti – a mais recente, em 2009, com o romance “Manual da paixão solitária”.

Fonte: G1
Edição: Thamires Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário